17 abril 2011

Estremoz... finalmente!

Finalmente porquê??. Finalmente porque esta foi a minha 4ª ida a Estremoz e foi a primeira vez em que o tempo colaborou à festa!! lool, ou era vento, ou era chuva, ou era lama... que aliadas às dificuldades do terreno local...
A manhã, como era de esperar, começou muito cedo. Arrumar as coisas e sair em direcção a Estremoz, terra próxima à Serra da Ossa e a Evoramonte, ou sejam os ingredientes para uma jornada "betetistica" prometedora de sofrimento.
Primeiro, deixo aqui uma foto, com uma referencia do ciclismo nacional e de enorme simpatia, Marco Chagas! 4 vezes vencedor da Volta a Portugal. Comentador isento que tantas tardes ouvimos na tv a relatar essas voltas por esse mundo fora.

Todo o evento, menos a maratona obviamente , foi feito nas instalações militares do Regimento de Cavalaria nº 3, em Estremoz...
O local de entrega de dorsais,


A mim, calhou-me o dorsal nº 367...


Houve e bem um controlo 0, o que impedia que alguns artistas partissem já mais à frente...


A 20 minutos para a largada, já haviam muitos atletas colocados junto à manga de largada.


Como o ritmo foi intenso, não pude tirar muitas fotos, até porque tal era perigoso, só em algumas subidas em que rolava mais devagar é que ia arriscando. :)



Esta subida até ao castelo de Évoramonte... ufa! ufa!! mas depois a descida... eheheheh!!



Aqui no final já a subir, penosamente, ao castelo de Estremoz, numa altura em que as energias já iam muito, muito, muito em baixo!


Mas o incentivo de muita gente na rua arrancava sorrisos!! devem gostar de ver sofrimento!! lool


No final, no habitual sorteio que é feito à chegada, ainda tive a sorte de ganhar uma bela garrafinha de tintol da zona. Estremoz é uma zona produtora de vinhos de qualidade, depois digo se este era bom ou não... eheheheh!!


O almoço... fraquito, fraquito!!


Os gráficos...



Em resumo:
Bem sei que não é fácil organizar um evento desta grandeza, estamos a falar em mais de 700 participantes, mas há algumas regras a ter em atenção.
O local de concentração onde todo o evento decorreu, instalações militares do Regimento de Cavalaria nº 3, embora não fosse um mau local, não tinha qualidade.
O secretariado decorreu sem problemas e rápido,
Os brindes eram bons, gostei em especial do acrílico que já está ali na prateleira, alusivo ao evento. Muito bem pensado!!, para alem das tradicionais canetas, boné, tshirt, bidão! etc. muito bom!
A largada a horas e com controlo 0, muito bom.
O percurso, do melhor que se pode apanhar pelo alto Alentejo! não tenho dúvidas, ali se fazem os melhores percursos do alto Alentejo!! muito bom.
Abastecimentos, contei 3, com muita variedade e muita àgua, muito bom.
Chegada com muita gente, animação, sorteios e só o som é que me pareceu de fraca qualidade, muitas vezes não percebia o que dizia o speeker! lol mas muito bom.
Banhos... mau demais!! os chuveiros eram poucos e a malta estava em fila, despia-se cá fora no corredor!!... mau! muito mau! tenho pena de quem anda na tropa!!
O almoço... mau! outra desilusão!! todas os anteriores vezes que fui a Estremoz sempre adorei o almoço, principalmente quando era num restaurante na zona industrial!, desta vez aquela cantina para além de meter nojo!!, a comida era pouca e tinha um aspecto... enfim! bem sei que há quem passe fome e tal não foi o nosso caso, mas... acho que, ou mudam para a próxima ou ficam claramente mal na fotografia.
Objectivos:
Ficou, no meu caso, o objectivo atingido, o de ficar no top 100!! uma vez que acabei em 99º!! foi por pouco! eheheheh, aliás também tinha outro que era ficar abaixo das 3 horas, mas aí falhei!! lol acabei em 3h:02m:09s!! lol foi por uma beca!! a uma média de 16,5kms/h. Tive uma quebra imensa a partir dos 40kms, não sei se por causa do calor, se por causa de má alimentação, mas o que é um facto é que até aí tinha uma média de 18,5kms/h e pensei que ficaria bem abaixo das 3 horas, mas... é assim!! (no meu GPS fiquei com menos que as 3 horas, mas quando paro nos abastecimentos, também ele para!!lol)
Para o ano, contam comigo outra vez, mas talvez venha para casa tomar banho e almoçar!!
Até breve...

Ficam aqui algumas fotos que encontrei pela blogosfera!! :)



9 comentários:

Jorge Gambutas disse...

Olá mais uma vez gostei da tua reportagem e do rescaldo da "minha" Serra d´Ossa...
E também gostei de saber que te fotografei. Aquele abraço Jorge Gambutas

Dário disse...

Grande Aldo
Infelizmente, não te pude acompanhar, estou a ver que o terreno foi bom, mas o resto loool e já agora em que posto acabou o teu camarada, e tempo?? fica para ano a minha presença :)

Dário disse...

Só mais uma coisa.. a tua quebra sabes a que se deveu!!! á tua falta de ar!! a expectativa era muita e ao mínimo pormenor ela se desvanecia, cmg acontece igual, quando existe muita preparação e muita dedicação qualquer coisa estraga logo tudo.. por isso o levar as coisas na desportiva é o melhor, começar de baixo e subir.. e não logo na ganga toda ao principio.. aprende com o teu amigo hehehehe abc

Aldo Soares disse...

Olá,
Jorge, obrigada pelo comentário e obviamente pela foto!!. É bom saber que há pessoal que tira fotos e depois as disponibiliza gratuitamente. Eu tenho por hábito fotografar sempre o mais que posso!! como gosto de ambas as coisas, fico dividido! lol
Dário, não percebo porque não acompanhaste!!?? então a lesão era grave e vais subir para Sintra??!!! loool! ainda dizes que devo aprender contigo!! hihihihihi!! só se for para ficar atrofiado!! ahahahah!! abraço

Dário disse...

Não amigo.. maratona é sempre uma maratona, agora Sintra foi um passeio que subimos duas vezes, e paragens foram muitas.. foi um passeio tranquilo..
Não tem nada a ver com Estremoz q conversa é essa a gora!!!
Vai apanhar melão pá!

Aldo Soares disse...

então!!
fizeste o mesmo acumulado que eu!!, na maratona podes parar as vezes que quiseres...
melão??!! apanhei foi um grande empeno!! lol
abraço.

Dário disse...

Pois sabes como é a malta da Mondraker!! querem é descer!! então há que subir bastante primeiro eheh
fiz o mesmo acumulado do que ti e ficas te assim tão mal!! andas a querer fazer bons tempos depois é o q dá!
Devagar devagarinho parado!

pmmsanches disse...

Boa tarde,

Seria possível dizer-me que software usa para fazer esses gráficos?

Cumprimentos

Aldo Soares disse...

Pedro,
Depois de gravado o trajecto no meu GPS (Garmin Foretrex 101), uso o Google Earth para carregar o trajecto feito e o TrackMaster para a altimetria. podes pesquisar no forumbtt.net pelo trackMaster, foi desenvolvido por um user do forum.
abraço